O hip hop cristão (do origial Christian hip hop, também chamado de rap gospel) é um subgénero da música hip hop que usa Cristo como tema e tenta expor a fé do compositor. Somente durante a década de 1990 o termo hip hop cristão começou a ser usado com maior frequência. Enquanto o público é geralmente cristãos, a música também é utilizada em missões para fins de evangelização. Artistas deste subgénero são frequentemente professos por cristãos que usam os seus antecedentes para disseminar as crenças da religião.
Rap n.m. (Música) Estilo musical em que a letra é dita rápida e ritmadamente. (Dicionário da Língua Portuguesa).
Angola é um país conservador mas dentro dela predomina vários estilos de música, mas o rap é um estilo que tem vindo a crescer no seu seio com isso o blog LV MUSIC sendo um portal de músicas gospel decidiu entrar em contacto com alguns fazedores do mesmo e ouvir deles como tem sido a recepção deste estilo no nosso país.
QUAL O ESTADO DO RAP GOSPEL EM ANGOLA?
Fabs [Filho da Revolução]
 DE POSITIVO O QUE TENS NOTADO?
Aceitação do pessoal e as mensagens emitidas nas músicas tem surtido efeito na vida das pessoas.
O Q FALTA PRA O RAP SER COMPLETO?
Muita coisa mas falta principalmente tirar o tabú que Rap Gospel é de satanás, porque as pessoas que dizem isso ouvem rock (Fernandinho, Aline Barros etc.)
VERDADE! O QUE SE DEVE FAZER PRA QUEBRAR ESSE TABÚ?
Devem conhecer o que eles julgam se eles acham que o Rap n deve ser usado para louvar o Senhor porque foi inventado por um mundano e as pessoas que cantam pra benefícios próprios então deveriam deixar de ouvir Rock gospel porque nada difere do rap no que concerne isso
OK. HÁ UNIDADE ENTRE OS RAPPER'S?
Não sei ao certo da parte de outros nada melhor do que você fazer a eles está pergunta. Mas entre mim e os outros sim, com excepção de um Rapper que diz que não precisa dos meus conselhos.
O que achas que deve ser feito pra que o rap gospel em Angola seja aceite?
Job Zezz
Mudança de atitude dos próprios rappers (deixar de ouvir e ver o que vai contra a vontade do Pai (músicas mundanas, filmes e séries satânicas, deixar de ser hipócrita), morrer para nós mesmo em essência, deixar de viver de duas caras e ser o que Deus quer que sejamos. Obs. O objectivo não é ser rapper mas sim cristão que canta rap (o real Ritmo, Arte e Pregação e não Ritmo e Poesia). O ser só Rapper é ser: egoísta, egocêntrico, avarento, invejoso, orgulhoso, fazer tudo a espera de um lucro. Ser Cristão é ser: humilde, compassivo, ajudante, é irmão de verdade...
Ok. Achas que os rapper's nacionais têm passado esta mensagem sobre ser CRISTÃO?
Alguns (a minoria)...
MAS ISTO ACONTECE PORQUE?
Penso que é porque não querem negar-se a si mesmo (esvaziar-se por completo). Pensando que Deus só quer uma parte de nós! Deus vive onde há santidade (coração limpo)!
Elzo Sénior
Rap Gospel, como o tempo aprendi que é Rap/Hip-Hop Cristão, é um subgénero da música Hip-Hop. O Movimento Rap Gospel em Angola cresceu muito, e há demasiados Rapper's ainda desconhecidos pelo movimento. E eu digo que ele está crescer muito e a desenvolver pouco. Ainda não somos totalmente ou bem aceites em Angola como Rapper's Cristão, não só pela sociedade mais também pelas Igrejas. Muitos ainda ficam escandalizados com as nossas músicas.
Certo. O que achas que deve ser feito pra ser aceite primeiramente pela igreja?
Talvez refazer o Rap. Digo eu! 1- Na Igreja os nossos cabeças, alguns dizem que Rap é música de bandido, envolve contextos explícitos (Mulher, Arma, Drogas etc.). Nós com certeza que abordamos sobre Fé & Salvação como objectivo principal, não iremos falar sobre que dizem os nossos cabeças. Mais mesmo falando isso para alguns, eles não levam em consideração (O Estilo Pop é bem aceite e sem problema e não vamos falar sobre  o Rock e as suas causas). 2- Alguns Rapper´s fazem parte de uma congregação e outros de Ministérios, e os que frequentam congregação normalmente só vão a sua Igreja quando há actividade de música, muitos não se envolvem nos programas da igreja, suas apresentações(muitos ainda não se apresentam de forma adequada). E também muitos que frequentam Ministérios as suas doutrinas choca com muitas congregações. E as vezes fica complicado sermos aceites, por esses motivos citados.
Ok. Não achas que também o factor 'trauma pecado' está na base da não aceitação? Porque muitos após a conversão pensam que tudo é pecado.
Se pensarem assim eu direi que é equívoco da parte dos cristão e líderes. Quando eu me apercebi que existe Rap Gospel foi uma novidade. Eu disse o seguinte Para os meus amigos: TAMBÉM EXISTE RAP GOSPEL? Não por achar que fosse pecar ou seria pecado mais por ser uma novidade para mim. Muitos não querem aceitar pelo facto de achar que tudo está feito, e por a Bíblia ser completa. Qualquer coisa que tentamos implementar no seio Cristão uma boa parte vai achar estranho por ser novo. E se nós notarmos muitas coisas que usamos nas igrejas não foram os Cristãos quem criaram até mesmo alguns estilos musicais lá cantado.
Certo. Mas a criação de tudo foi feito por Deus e o diabo apenas imitou ou plagiou então os estilos musicais ou a música em si é obra de Deus.
Quem criou o Rap foi África Bambatta e Deus o capacitou.
Como rapper o que deve se fazer para propagar cada vez mais o estilo rap gospel em Angola?
Nós Rapper's precisamos de mais espaço nas TV's & Rádio. Ainda somos novidades como Rapper's Cristãos em Angola para muitos, se invadirmos também muitos os Blogues isso será uma coisa muito boa. Sei que cantamos para Deus, mais fazemos músicas para outras pessoas também ouvirem.
Acho que só os nossos Estados nas redes sociais não são suficiente.
Sobre rap gospel em Angola o que tens a dizer?
Sacerdote Makanano Samuel
RAP GOSPEL
Quando falamos de RAP estamos a falar de Rimas de Artes e Poder Rap Gospel em Angola tem tido um grande crescimento, no meio da Sociedade, já temos vários músicos que fazem estilo de Hip Hop, que muitos músicos usam como uma arma de Evangelização, além de ser uma arma de evangelização também tornou se um laço de amor de várias igrejas e em 18 Províncias de Angola e de varias idades, quando falamos de Rap Gospel falamos de Evangelho, de Amor, de Paz, de Espírito.
O QUE SE TEM NOTADO DE NEGATIVO NO ESTILO?
De Negativo no estilo praticamente em algumas circunstâncias é a forma de vistir que está se renovar se a paulatinamente.
COMO SE VESTEM?
Somos Cristão, é muito bem que devemos seguir a moda mais não devemos ser escravo da moda, temos que evitar cetura baixa que mostra roupas interior ou seja intimas, evitar usar parte escorno, pitar cabelo, usar brincos ( Para Rapezes). Temos que ser diferentes dos que fazem Rap para mundo.
Jerry Jack Bnr
 Como vês o movimento rap gospel em Angola?
Creio que o rap gospel está a crescer, vejo-o como um canal de transmissão da palavra da vida, vejo também como uma maneira de estarmos unidos, digo unidos não só em estarmos todos juntos mas em termos um objectivo comum.
O que achas que deve ser feito pra que o mesmo seja aceite nas igrejas e pela sociedade?
Eu acho sobre a aceitação do Rap isto tem muito haver com a mentalidade das pessoas, na igreja onde existem pessoas que te amam, gostam do que fazes e de certa forma são tocadas pelas mensagens que colocas nas músicas, também existem pessoas que não gostam ou seja reprovam aquilo que tu fazes e assim também acontece na sociedade mas cabe a nós orarmos por aquelas pessoas que não aprovam e preocuparmo-nos em ter um bom testemunho
Ok. Quais os temas que devem ser abordados no estilo?
Estas a referir -te á escolha de temas para as músicas?
Sim. Deve-se falar apenas sobre o mundo cristão ou o mundo no geral?
Eu creio que nas músicas devemos falar de tudo o que nos vem ao coração, e se Deus habitar em nossos corações estaremos a passar a palavra da maneira correcta…
Será que há união entre os rapper's?
Mais ou menos.                               
OK. O QUE TEM HAVIDO AFINAL DE CONTAS?
Sou de opinião que a união não consiste só em estarmos todos juntos ou sermos todos do mesmo grupo mas sim em não andarmos sozinhos até porque nenhum homem é uma ilha, e em termos o mesmo objectivo ,e isto não tem acontecido com todos....
QUAL O OBJECTIVO FUNDAMENTAL?
Pregar o evangelho.




Enviar um comentário